quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ORAÇÃO DO SACERDOTE NUMA TARDE DE DOMINGO....


ORAÇÃO DO SACERDOTE NUMA TARDE DE DOMINGO

Esta tarde, Senhor, estou sozinho. 
Na Igreja, pouco a pouco, os ruídos se calaram,
Foi-se embora toda a gente, 
E eu voltei para casa, 
Passo a passo, 
Sozinho. 
Cruzei com gente que voltava de um passeio. 
Passei pelo cinema: vomitava uma pequena multidão. 
Vaguei ao longo dos terraços de cafés onde, cansados, os passeadores, tudo faziam para esticar um pouco mais a alegria de viver de um Domingo de festa. 
Esbarrei nos guris que jogavam bola na calçada, Os garotos, Senhor, 
Os filhos dos outros, que nunca serão os meus.
E aqui estou, Senhor, 
Sozinho. 
O silêncio me dói 
O silêncio me oprime. 
Tenho 35 anos, Senhor, 
Um corpo feito como os outros corpos, Braços moços para o trabalho, 
Um coração reservado para o amor, Mas tudo isto Te dei. 
É verdade que de tudo precisavas, Tudo te dei, mas é duro, Senhor. 
É duro dar o próprio corpo: ele queria dar-se a outros. É duro amar toda a gente e não possuir ninguém. 
É duro apertar uma mão sem poder retê-Ia. 
É duro fazer que brote uma afeição, para dá-la a Ti. 
É duro nada ser para si mesmo, afim de ser tudo para eles. É duro ser com os outros, entre os outros e ser um outro. É duro dar sem cessar, sem procurar receber. 
É duro ir ao encontro dos outros, sem que jamais alguém venha ao nosso encontro. É duro sofrer os pecados dos outros, sem poder recusar acolhê-Ios e carregá-Ios. 
É duro receber os segredos, sem poder compartilhá-los. 
É duro arrastar os outros sem cessar e nunca poder, um instante sequer, deixar-se 
arrastar pelos outros. 
É duro sustentar os fracos sem poder apoiar-se sobre um forte. É duro estar sozinho. 
Sozinho diante de todos .
Sozinho diante do mundo. 
Sozinho diante do sofrimento, 
Do pecado, Da morte
Não estás só, meu filho, Estou contigo, 
Eu sou tu, 
Eu precisava, na verdade, de uma humanidade a mais para continuar Minha 
Encarnação e Minha Redenção. 
Desde toda a eternidade, 
Eu te escolhi. 
Eu preciso de ti. 
Preciso de tuas mãos para continuar a abençoar. 
Preciso de teus lábios para continuar a falar. 
Preciso de teu corpo para continuar a sofrer. 
Preciso de teu coração para continuar a amar. 
Preciso de ti para continuar a salvar. 
Fica comigo, meu filho. 
Senhor, eis me aqui: 
Eis meu corpo, Eis meu coração, Eis minha alma. 
Faz-me bastante,grande para atingir o mundo. Bastante forte para carregá-lo .. 
Faz que eu seja um ponto de encontro, sim, mas ponto de passagem. 
Caminho que não prende para si próprio, porque nele não há 'nada de humano a encontrar, nada que não conduza a Ti. 
Esta tarde, Senhor, enquanto tudo em volta silencia, dentro do meu coração sinto morder duramente a solidão. 
Enquanto meu coração vive longamente sua formas de prazer, 
Enquanto os homens devoram a minha alma e eu me sinto impotente para saciá-los, Enquanto sobre meus ombros pesa o mundo inteiro, com todo o seu peso de miséria e de pecado, 
Eu te repito o meu FIAT (SIM). 
Não às gargalhadas, mas lentamente, lucidamente, humildemente, Sozinho, Senhor, sob Teu olhar, 
Na paz da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário